sábado, 25 de agosto de 2012

Tesouros escondidos do nosso património

O nosso país tem uma forte identidade nacional assente em quase novecentos anos de história e pelo território nacional estão disseminadas fortificações e castelos, palácios e conventos, igrejas e pontes, que constituem um importante património monumental de grande valor histórico e simbólico.
A UNESCO reconheceu essa realidade e já distinguiu mais de uma dezena de monumentos, sítios arqueológicos ou paisagens naturais com a classificação de Património da Humanidade. Essas escolhas da UNESCO fazem parte dos nossos roteiros culturais e são locais conhecidos e visitados, não só pelo seu valor patrimonial, mas também pelas histórias que encerram.
No entanto, há muitos “tesouros escondidos do nosso património” e, na sua última edição e numa reportagem muito interessante, a revista Visão apresenta 25 desses sítios de grande interesse histórico e cultural, que ainda não foram reconhecidos pela UNESCO e que aconselha vivamente a serem visitados. Esses sítios encontram-se por todo o país, mas enquanto a localização de alguns não estimula uma visita, há outros que ficam bem próximos de locais por onde passamos com frequência.
Belmonte e Almeida, Penedono e Evoramonte, Idanha-a-Velha e Tibães são, apenas, alguns dos monumentos ou sítios que a Visão aconselha a descobrir. A partir de agora e depois deste alerta da revista, espero estar mais atento para descobrir ou redescobrir alguns desses locais.

Sem comentários:

Enviar um comentário