sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Javier Moro e um livro: "O Império És Tu"

Desde que em 2008 se celebraram duzentos anos sobre a data da chegada da Família Real portuguesa ao Brasil, quando esta abandonou Lisboa para evitar a sua captura pelas tropas napoleónicas, que nos dois países atlânticos surgiu uma expressiva literatura sobre esse tema. Porém, um dos livros de maior sucesso foi “El Império eres tu”, da autoria do escritor espanhol Javier Moro, que foi publicado em 2011 e ganhou o Prémio Planeta 2011, ao qual concorreram 484 obras. O livro foi traduzido para português e publicado no Brasil com o título “O Império é você” e, agora, foi publicado em Portugal com o título “O Império És Tu”.
Trata-se de um romance baseado em factos reais que relata “a fascinante saga do homem que mudou a história do Brasil”, que foi Imperador do Brasil aos 23 anos de idade e Rei de Portugal durante sete dias, deixando a sua marca na história de dois continentes. Dom Pedro de Bragança, o filho mais velho do Rei Dom João VI, era um homem dotado de grande inteligência, com uma personalidade excessiva e contraditória e, sentimentalmente, era um aventureiro que se dividia entre a virtuosa Leopoldina, sua mulher, e a ardente Domitila, sua amante.
O livro foi classificado como romance, mas apesar disso foi criticado por muitos historiadores por conter algumas imprecisões históricas. É sempre assim, quando um não historiador entra nos campos da História e chega ao grande público com sucesso, como acontece com Javier Moro e o “D. Pedro, o Rei-Imperador, O Império És Tu”, que é um grande livro e um sucesso literário que se recomenda.

Sem comentários:

Enviar um comentário