segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Médicos privados ou privados de médicos

Os graffiti são inscrições caligrafadas ou desenhos pintados em paredes que, por todo o mundo, se enquadram na paisagem urbana das grandes cidades. Antigamente constituíam contravenções às normas estabelecidas, mas actualmente são aceites e até são considerados como uma expressão de arte pública ou da novíssima street art.
Em Portugal os graffiti invadiram o espaço público a partir de 1974, constituindo um suporte para inscrições de carácter político, muitas das quais estão conservadas nas nossas memórias e ficaram registadas fotograficamente em algumas edições, incluindo algumas obras clássicas de História de Portugal.
Porém, nos últimos anos os graffiti têm degenerado e têm servido de expressão a grafiteiros e tribos urbanas que causam uma verdadeira poluição gráfica nas nossas cidades, não poupando sequer o património histórico-cultural. No entanto, alguns grupos militantes ainda utilizam o graffiti de conteúdo político que, para ser eficaz, costuma ter algum humor.
Numa discreta rua secundária de Sintra está um graffiti com a seguinte mensagem:
Os ricos com médicos privados
Os pobres privados de médicos
Numa altura em que o acesso aos cuidados de saúde está mais dificultado devido às restrições orçamentais em vigor, a mensagem é não só curiosa mas também prenunciadora de um novo e preocupante aperto social.

Sem comentários:

Enviar um comentário