quinta-feira, 13 de setembro de 2012

O povo diz que o regime apodreceu

Em Cascais, na parede que corre ao longo do Passeio Maria Pia e liga a Avenida Dom Carlos I à Marina de Cascais, passando junto do Clube Naval e do Marégrafo, foi pintado um graffiti.
Esse graffiti  revela o sentimento de desagrado que começa a tomar conta dos portugueses e cujo texto compara a esperança de um certo passado e o desencanto do nosso presente. Diz o seguinte:

Otelo amigo o regime apodreceu! Derrubemo-lo!

O texto evoca um tempo passado. O tempo de Otelo e o simbolismo do 25 de Abril de 1974. Um tempo de boas memórias. De liberdade e de mobilização popular. De criatividade e de alegria. De esperança no futuro. De confiança.
Mas o texto também evoca um tempo presente. Compara o entusiasmo dos dias de 1974 com os dias angustiantes por que passamos em 2012 e reflecte a frustração, o desencanto, a indignação popular, a ameaça da pobreza e a perda de confiança que nos invade, apelando à mudança.
Para a geração que passou pelos dois tempos e a quem estão agora a roubar o que mensalmente pouparam ao longo de muitos anos, este graffiti é, sobretudo, um grito de angústia e um acto de protesto contra tudo o que nos está a acontecer.

Sem comentários:

Enviar um comentário