domingo, 14 de outubro de 2012

A cotação da arte contemporânea

Na passado dia 12 de Outubro em Londres, a leiloeira Sotheby's levou a leilão uma pintura abstracta do artista plástico alemão Gerhard Richter, que rendeu 26,4 milhões de euros e bateu todos os recordes de venda para um artista vivo. Trata-se de uma pintura a óleo sobre tela de 1994, intitulada Abstraktes Bild, que pertencia à colecção privada do músico Eric Clapton e que foi comprada por um anónimo ao fim de uma renhida disputa entre dois candidatos.
Richter nasceu em 1932 na cidade de Dresden e é considerado pelos críticos como o “Picasso do século XXI”, com uma obra altamente cotada. Desde que a crise económica e financeira se instalou na Europa que as obras de arte estão sendo cada vez mais encaradas como investimentos seguros e, por isso, o valor de aquisição de Abstraktes Bild superou as estimativas originais, que apontavam para que o preço do quadro se situasse entre os 11 e os 15 milhões de euros.
Gerhard Richter é pouco conhecido em Portugal e expôs em Lisboa apenas uma vez, no ano de 2004, quando se apresentou no MNAC — Museu do Chiado, mas a sua exposição só foi vista por 14 mil visitantes, o que na altura foi interpretado como um sinal do desfasamento entre o conhecimento dos nossos públicos e as programações da arte contemporânea.

Sem comentários:

Enviar um comentário