terça-feira, 23 de outubro de 2012

Os Fantasmas do Rovuma

É um livro que é um excelente trabalho de reportagem ou de narrativa histórica da autoria do jornalista Ricardo Marques, baseado em documentos muito diversos, incluindo livros, testemunhos escritos, cartas e memórias publicadas em jornais e revistas, mas também em informações recolhidas junto de especialistas. Tem por título Os Fantasmas do Rovuma e trata de uma das mais humilhantes e menos conhecidas campanhas militares em que os portugueses estiveram envolvidos ao longo da sua centenária história e que decorreu no norte de Moçambique entre 1914 e 1918, no período em que se travou a I Guerra Mundial.
No contexto geopolítico da época, o governo português decidiu enviar expedições militares para as suas fronteiras com os territórios coloniais alemães, para assegurar a protecção das suas fronteiras. Assim, para o norte de Moçambique seguiram sucessivamente quatro expedições militares que se instalaram sobretudo junto às margens do rio Rovuma, que separava os territórios portugueses da Companhia do Niassa dos territórios da África Oriental Alemã. Inicialmente as tropas portuguesas tomaram Quionga e chegaram a ocupar alguns postos militares no território alemão, mas depois foram dizimados pelas marchas e pela fome, pela sede e pela doença e, por vezes, também pela acção dos homens do famoso general von Lettow-Vorbeck. Mais do que um desastre militar, aquelas expedições foram uma tragédia humanitária que Os Fantasmas do Rovuma bem documentam.
Para quem gosta de História e, para quem como nós - cinquenta anos depois - esteve no cemitério de Quionga e na foz do Rovuma, este livro é um documento essencial para melhor compreender uma das mais negras páginas da nossa história.

Sem comentários:

Enviar um comentário