sábado, 3 de novembro de 2012

Argentina na mira dos abutres

Com o navio-escola Libertad retido judicialmente no Ghana há mais de um mês, o governo argentino poderá ser confrontado com uma nova situação do mesmo tipo, mas desta vez na África do Sul.
A corveta Espora – um navio de concepção alemã da classe MEKO 140, com 1790 toneladas de deslocamento e uma tripulação de 100 homens - participava num exercício naval conjunto com unidades do Brasil, Uruguai e África do Sul, quando teve uma avaria e se dirigiu ao porto de Capetown para receber assistência e fazer reparações.
Entretanto, com o objectivo de serem ressarcidos do dinheiro que emprestaram à República Argentina, os especuladores do Fundo NML têm desenvolvido uma verdadeira cruzada contra bens argentinos no estrangeiro e já conseguiram o arresto do Libertad no Ghana, para além de terem feito 28 tentativas de arresto de propriedades argentinas no estrangeiro, sobretudo embaixadas, segundo relatam os jornais argentinos. Agora o Fundo NML mobilizou uma equipa de juristas sul-africanos para também conseguir o arresto da corveta Espora e, neste momento, as autoridades sul-africanas já informaram as autoridades argentinas de que uma ordem judicial pode surgir a todo o momento. Até agora os navios militares estavam internacionalmente protegidos destas situações judiciais, mas parece que nem eles, apesar da potência dos seus mísseis e da sua avançada tecnologia, resistem à força dos especuladores internacionais!

Sem comentários:

Enviar um comentário