segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Espanha ganhou na Catalunha. Por agora.

De acordo com a generalidade da imprensa espanhola, incluindo aquela que se publica em Barcelona, a “Espanha ganhou as eleições” ontem realizadas na Catalunha. De facto, a CiU (Convergência e União), uma frente política de centro-direita liderada por Artur Mas, que apostara na obtenção da maioria absoluta de 68 deputados para poder organizar um referendo sobre a independência daquela região autónoma, ficou-se pelos 50 deputados, quando antes tinha 62. Foi uma enorme derrota para o mais destacado líder independentista catalão.

Porém, os partidos que defendem a independência da Catalunha, incluem não apenas a CiU, mas outras forças políticas que, conjuntamente, elegeram 87 dos 135 deputados do Parlamento Catalão, isto é, quase 2/3: a ERC (Esquerda Republicana da Catalunha) elegeu 21 deputados, a ICV (Iniciativa pela Catalunha/Verdes) teve 13 deputados e a CUP (Candidatura de Unidade Popular) obteve 3 deputados. Significa que se mantém o status quo catalão, com uma ampla maioria social a reclamar um estatuto especial ou a independência, embora existam grandes diferenças ideológicas entre esse conjunto de partidos.

Nos próximos tempos, de gravíssimas dificuldades económicas, diversas maiorias poderão surgir através da coligação da CiU com a ERC ou, inclusive, com os partidos “espanhóis”, casos do Partido Socialista Catalão (20 deputados) ou do Partido Popular (19 deputados). A crise social, os factores económicos locais e a ameaça já feita por Bruxelas quanto à saída da UE e à perda de todas as ligações comunitárias, já terão acalmado o eleitorado catalão e a retórica sentimental independentista, mas os tempos que hão-de vir vão ser muito difíceis.

Sem comentários:

Enviar um comentário