sábado, 3 de novembro de 2012

Macau vence 9º título asiático no hóquei

A equipa de Macau triunfou no 16º campeonato asiático de hóquei em patins e, porque se tratou da sua nona vitória na competição, a última edição do jornal hojemacau destaca essa notícia em primeira página.
Num balanço que possa ser feito sobre a herança cultural deixada pelos portugueses nos seus antigos territórios asiáticos, designadamente em Goa e em Macau, não pode deixar de ser contabilizado o desporto. Se em Goa, o futebol é o desporto-rei e as equipas de Goa são as habituais campeãs da Índia, no caso de Macau destaca-se o hóquei em patins. A selecção macaense conseguiu a sua quinta vitória consecutiva no campeonato asiático da modalidade que se disputou na cidade chinesa de Hefei, com a participação das equipas de Macau, Austrália, Índia e Taiwan, tendo o Japão declinado participar devido à tensão política existente com a China, por causa das oito ilhas desabitadas a que os japoneses chamam Senkaku e os chineses Diaoyu.
A equipa de Macau triunfou sobre a Austrália (15-7 e 16-4), Taiwan (16-2) e Índia (6-3), adquirindo o direito de participar no Mundial B de hóquei em patins que se disputará brevemente no Uruguai. Porém, são escassas as hipóteses de Macau se classificar nos três primeiros lugares (que dão acesso ao Mundial A), pois terá que, entre outras, defrontar as formações da Holanda, África do Sul, Inglaterra e Uruguai.
De qualquer forma, o treinador Alberto Lisboa e o presidente da Associação de Patinagem de Macau, António Aguiar, estão de parabéns por sustentarem o melhor hóquei em patins da Ásia.


Sem comentários:

Enviar um comentário