quinta-feira, 29 de novembro de 2012

O navio-escola "Gorch Fock" volta ao mar

Depois de um período de cerca de dois anos em que esteve imobilizado na sua base de Kiel, o navio-escola alemão Gorch Fock iniciou no passado dia 27 de Novembro mais uma viagem de instrução de cadetes. Tão longa paragem do navio deveu-se à necessidade de fabricos de manutenção e modernização mas, sobretudo, à necessidade de avaliar e corrigir o modelo de treino usado a bordo. Esse modelo fora posto em causa e o treino de cadetes tinha sido suspenso quando, em Novembro de 2010, aconteceu a queda mortal de um cadete a bordo do Gorch Fock, durante um exercício de manobra de velas. Dois anos antes, também um outro cadete morrera após ter caído no Mar do Norte, em circunstâncias que nunca foram esclarecidas.
Nesta viagem, o Gorch Fock navega de Kiel para La Coruña e Las Palmas com 150 cadetes, que serão substituidos em finais de Janeiro por um novo grupo de 220 cadetes. A partir de então, o navio navegará para o porto da Horta, seguindo depois para os portos de Lisboa e do Funchal. A viagem prosseguirá depois em direcção a Londres e Hamburgo.
Esta viagem do Gorch Fock foi destacada na primeira página de pelo menos quatro importantes jornais alemães, com fotografia e texto, a reflectir o interesse da opinião pública alemã pela Marinha e pela formação dos seus marinheiros. Aqui, que temos a 11ª área marítima mais extensa do mundo e a maior da Europa, a nossa imprensa e os nossos jornalistas pouca atenção dão a estes temas que tanto poderiam unir os portugueses.

Sem comentários:

Enviar um comentário