sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Parlamentares britânicos sob suspeita

O diário londrino The Independent revela na sua edição de hoje o resultado de uma investigação jornalística que bem podia intitular-se -"há fortes suspeitas de corrupção dos parlamentares britânicos" - porque é noticiado que centenas de deputados britânicos têm aceite viagens para destinos exóticos, no valor de muitos milhares de libras. Segundo afirma o jornal, trata-se de um verdadeiro “globetrotting”. Essas deslocações têm sido feitas a convite de governos estrangeiros, de grupos de pressão e de empresas, com todas as despesas pagas e foram avaliadas em 1,5 milhões de libras. É muita fartura!
A análise do The Independent revela que, desde as últimas eleições realizadas em 2010, pelo menos 242 deputados declararam "missões de averiguação" e visitas ao estrangeiro com um valor médio unitário de 6.500 libras, com destino a países como a China, os Estados Unidos, a Índia, a Arábia Saudita e alguns Estados da antiga União Soviética. O jornal identifica vários deputados que têm feito essas deslocações e refere o número de viagens feitas, o número de dias passados no estrangeiro e, por vezes, quanto ganharam para além do seu salário de deputados. No caso de Israel e da Palestina, houve 79 deputados conservadores que foram financiados para visitar a região com um custo de mais de 130 mil libras, isto é, um em cada cinco deputados fez viagens pagas por grupos de lobby pró-Israel. Vários deputados passaram meses fora do país em viagem e o jornal pergunta: “então, o que querem em troca os anfitriões?”
Eu julgava que essas coisas não aconteciam no Reino de Sua Majestade, mas afinal... Pois para nosso esclarecimento, bom seria que algum dos nossos jornais fizesse uma semelhante investigação, para ficarmos mais descansados.

Sem comentários:

Enviar um comentário