domingo, 25 de novembro de 2012

Viacrucis – a arte de Botero em Lisboa

Foi recentemente inaugurada na Galeria de Pintura do Rei D. Luís I no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, no âmbito da visita a Portugal do presidente da República da Colômbia, Juan Manuel Santos, a exposição Viacrucis – A Paixão de Cristo, do artista colombiano Fernando Botero. A exposição é composta pela última série de trabalhos pintados por Botero, sendo constituída por 27 telas e 34 desenhos sobre papel, cuja temática é uma reflexão sobre o drama da paixão e morte de Jesus Cristo. Todos estes trabalhos foram já doados ao Museu de Antioquia, situado em Medellín, a capital do Departamento de Antioquia e também a segunda mais populosa cidade colombiana. Fernando Botero nasceu exactamente em Medellín, tem 80 anos de idade e é um dos pintores da arte contemporânea mais reconhecidos a nível internacional.
Na loja da Galeria estão à venda alguns dos livros de Gabriel Garcia Márquez, o Prémio Nobel da Literatura de 1982, que é compatriota e contemporâneo de Fernando Botero mas, embora sejam considerados os gigantes da cultura colombiana, poucas vezes se encontraram.
Antes desta apresentação em Lisboa, a exposição de Botero esteve em Nova York e em Medellín. Agora está em Lisboa e poderá ser visitada até ao dia 27 de Janeiro de 2013, porque depois seguirá para a Alemanha, Espanha, Líbano, México e Panamá. Fernando Botero é, de facto, um grande artista internacional.


Sem comentários:

Enviar um comentário