quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

O valor económico da língua portuguesa

Acaba de ser publicado um estudo inovador intitulado Potencial Económico da Língua Portuguesa, que foi promovido pelo Instituto Camões e conduzido por uma equipa de investigadores do ISCTE-IUL. O estudo agora publicado tem duas partes: na primeira são apresentados alguns estudos parcelares relativos às relações entre a língua e algumas variáveis económicas e sociais como as indústrias culturais, o investimento estrangeiro ou o turismo, enquanto na segunda parte são analisados os resultados de um inquérito efectuado junto de uma amostra de 1263 estudantes de língua portuguesa no estrangeiro, que foi realizado nos leitorados e centros de língua existentes em 41 países.
A língua portuguesa serve essencialmente como instrumento de comunicação, mas também como instrumento de identidade e de cultura. Tem um valor económico e estima-se que o seu peso no PIB português seja de 17%. É uma primeira resposta a uma pergunta que muitas vezes é feita mas que, naturalmente, necessita de aperfeiçoamento. O estudo verifica que o inglês é a língua hipercentral do nosso tempo e do nosso espaço globalizado, mas que à sua volta gravitam várias línguas supercentrais, entre as quais o português, que é uma das mais influentes do mundo com cerca de 250 milhões de falantes - embora nesta matéria haja números para todos os gostos - que representam cerca de 3,7% da população mundial, o que a torna a 7ª língua mundial e a 3ª língua europeia, depois do inglês e do espanhol.
Porém, o estudo apenas analisa o potencial da língua portuguesa na óptica das trocas comerciais de Portugal com o exterior e das expectativas dos estudantes de português no estrangeiro, parecendo ignorar que nem só o Instituto Camões promove a língua portuguesa no estrangeiro e que a realidade vai muito para além das estatísticas e do inquérito utilizados. Um estudo sério mas a dizer o que nós já sabíamos.

Sem comentários:

Enviar um comentário