quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Adeus Goa, olá Lisboa!

Depois de alguns dias passados em Goa, estou de regresso a Portugal. O tempo que por lá passei satisfez as minhas expectativas e consegui fazer tudo o que eu tinha planeado fazer. Goa continua na sua onda de progresso acelerado e a alimentar o seu próprio estereótipo de “Europa da Índia”, o que leva a que multidões de turistas indianos a visitem e contribuam para a descaracterização cultural cada vez mais rápida do território.
No entanto, está a acontecer em Goa um caso muito curioso: a importantíssima actividade mineira foi suspensa pelo Bombay High Court, que tem jurisdição nos Estados de Maharashtra e Goa, ao dar provimento às queixas e às pressões das associações ambientalistas que vinham acusando a indústria mineira de estar a provocar uma verdadeira catástrofe ambiental em Goa. As três centenas de explorações mineiras a céu aberto, muitas delas operando intensivamente e à margem da lei, alteraram a paisagem goesa, destruíram áreas enormes, produziram autênticas montanhas de terra, lama e minério de ferro de baixo teor, que são materiais não tratados e altamente instáveis, que ameaçam abater-se sobre aldeias e os campos e que já estão a poluir os rios e os inúmeros cursos de água.
Acontece que a indústria mineira, juntamente com o turismo, são as principais actividades económicas de Goa, pelo que esta decisão revela muita coragem ao enfrentar interesses económicos muito poderosos, o que não é nada comum no mundo contemporâneo.
Ao largo da barra de Goa não se vêem agora as dezenas de navios mineraleiros em espera, nem nos rios Mandovi e Zuari se observam as centenas de barcaças que faziam o transporte do minério, desde o interior até aos navios fundeados. Há uma mudança visível na paisagem goesa e a poeira avermelhada desapareceu de muitas áreas que recuperaram a sua cor verde natural. Porém, a indústria mineira cresceu exponencialmente nos últimos anos devido à procura do Japão e da China, empregando actualmente muitos milhares de pessoas nas minas, no transporte do minério e nas actividades conexas. Assim, esta suspensão está a ter consequências económicas muito sérias e a colocar em causa a coesão social goesa, até porque a suspensão da actividade significa muito desemprego. À calamidade ambiental pode suceder uma calamidade social. Porém, neste caso, a arrogância e a ganância do poder económico foram travadas pela Justiça, devido à pressão dos ambientalistas e das estruturas democráticas de participação popular. É um bom exemplo a mostrar que, mesmo em nome da economia, não pode valer tudo.

Sem comentários:

Enviar um comentário