domingo, 3 de fevereiro de 2013

A impressionante ondulação da Nazaré

No passado dia 28 de Janeiro a Nazaré voltou a ser notícia mundial, através de uma excepcional fotografia de Garrett McNamara a surfar uma onda gigante na Praia do Norte, mesmo junto ao Farol da Nazaré.
Alguns jornais internacionais, nomeadamente a edição de 30 de Janeiro do jornal inglês The Times, reproduziram essa extraordinária imagem do surfista americano a deslizar sobre uma montanha de água de impressionantes dimensões. Um caso de fotojornalismo de qualidade.
No mesmo local, no dia 1 de Novembro de 2011, o mesmo atleta tinha conseguido surfar uma onda cuja altura foi estimada em 27,5 metros, que viria depois a ser distinguida com o prémio de Maior Onda Surfada de 2011, nos Billabong XXL Awards, uma espécie de “óscares” do surf de ondas grandes, ao mesmo tempo que passou a constar do Guiness Book de recordes.
As imagens captadas vão agora ser avaliadas pelos peritos para determinar a sua altura exacta, através de um processo simples: assume-se a altura do surfista como referência e extrapola-se para conseguir a distância entre o topo e a parte mais baixa da face da onda. Independentemente da medição que vier a ser fixada, uma vez mais o mundo assistiu ao encontro de um fenómeno da natureza com um extraordinário feito desportivo, que contribui para a promoção internacional da Nazaré como destino de referência para a prática de desportos de ondas grandes. No entanto, para as pessoas comuns, com ou sem a ousada presença de surfistas do tipo McNamara, a observação da impressionante ondulação da Nazaré em certos dias é um espectáculo imperdível.

Sem comentários:

Enviar um comentário