domingo, 3 de fevereiro de 2013

Joana Vasconcelos: o sucesso em Paris

Entre os dias 19 de Junho e 30 de Setembro de 2012 realizou-se no Palácio de Versailles, em Paris, uma exposição de Joana Vasconcelos que teve assinalável êxito. O assunto não foi esquecido e, passados cerca de quatro meses, a edição on line de 30 de Janeiro do jornal francês Le Fígaro, publica uma reportagem intitulada “La folie des expos” que assinala que nos últimos seis anos, o número de exposições apresentadas em Paris mais do que duplicou. O artigo procura analisar algumas das razões que justificam esta explosão de exposições em Paris (de 46 em Novembro de 1998 a 104 em Novembro de 2012), através das suas temáticas, dos seus públicos e do número de visitantes, mas também através da sua “equação financeira” porque, tal como acontece com os museus, uma exposição deve assentar num equilíbrio entre receitas (apoios mecenáticos, patrocínios e receitas de bilheteira) e despesas (transportes, seguros, catálogos e outros).
O artigo publicado pelo jornal Le Figaro, apresenta uma relação das exposições mais visitadas em Paris nos últimos cinquenta anos, que mostra que a exposição “Joana Vasconcelos dans les Grands Appartements à Versailles”, realizada em 2012 no Palácio de Versalhes teve o impressionante número de 1,6 milhões de visitantes, tendo sido  a exposição mais visitada de sempre em Paris. Nessa lista, a mostra de Joana Vasconcelos é, seguida pela exposição “Toutankhamon au Petit Palais” (em 1967, com 1,2 milhões de visitantes), pela exposição “La Collection Barnes à Orsai” (em 1993, com 1,15 milhões), a exposição “Monet au Grand Palais” (em 2011, com 913 064 visitantes) e a exposição “Dali à Beaubourg” (em 1979, com 840 600 visitantes).
Numa época em que uma certa Europa procura ridicularizar uma outra Europa, o êxito de Joana Vasconcelos é uma resposta cultural à arrogância dessa Europa endinheirada e, naturalmente, alimenta a nossa auto-estima.

Sem comentários:

Enviar um comentário