sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

World Press Photo 2012

Uma fotografia de um grupo de homens a transportar os cadáveres de duas crianças mortas num ataque aéreo israelita em Gaza - Muhammad Hijazi de três anos de idade e a sua irmã Suhaib de dois anos - venceu 56º World Press Photo, isto é, o prémio de 2013 do mais importante concurso mundial de fotojornalismo. A fotografia foi obtida numa rua da cidade de Gaza no dia 20 de novembro de 2012 pelo fotojornalista sueco Paul Hansen e foi publicada no jornal sueco Dagens Nyheter.
Nesta edição do World Press Photo concorreram 5.666 fotojornalistas oriundos de 124 países que apresentaram a concurso 103.481 fotografias. Foram premiadas 53 fotografias nas nove categorias em apreciação, sendo de salientar que o fotógrafo português Daniel Rodrigues ganhou o primeiro prémio da categoria “Vida Quotidiana”, com uma imagem de jovens a jogar futebol num campo de terra batida na Guiné-Bissau.
Tal como acontece anualmente, as fotografias premiadas vão integrar uma exposição itinerante que provavelmente será apresentada em Portugal, tal como aconteceu em Lisboa no Museu da Electricidade em 2012.

Sem comentários:

Enviar um comentário