domingo, 3 de março de 2013

The Tall Ships Race 2016 em Lisboa

Num intervalo de poucas horas a cidade de Lisboa voltou a ser notícia por bons motivos, pois vai receber em 2016 a regata anual da Sail Training International - The Tall Ships Race - uma regata/festival náutico em que participam os grandes veleiros e que se realiza todos os anos com escalas em diversos países. Depois da anunciada escala lisboeta da Volvo Ocean Race em 2015, esta visita dos grandes veleiros em 2016 vem confirmar Lisboa como uma cidade marítima de excelência e um importante palco para grandes eventos náuticos internacionais.
A decisão de receber aquela regata/festival em Lisboa só foi possível devido ao envolvimento da Câmara Municipal de Lisboa e ao protocolo que foi assinado entre a autarquia e a Aporvela – Associação Portuguesa de Treino de Vela, o parceiro nacional da Sail Training International que é a entidade que, desde 1982, tem organizado a visita dos grandes veleiros ao porto de Lisboa.
Por outro lado, a decisão de incluir Lisboa na regata de 2016 resulta do sucesso da edição de 2012, na qual a Aporvela contou com o apoio de mais de duas centenas de voluntários. Nessa altura estiveram em Lisboa 49 grandes veleiros com cerca de 2500 jovens tripulantes de 43 nacionalidades, que tiveram a oportunidade de participar em vários eventos, animações de rua e concertos, mas também de conhecer a cidade. Um imponente desfile náutico atraiu ao rio Tejo algumas centenas de pequenas embarcações, enquanto muitos milhares de espectadores assistiram ao desfile nas margens do Tejo.
Para nosso contentamento, em 2016 esperamos voltar a ver o navio-escola Sagres a navegar rio abaixo com todo o pano e com tão numerosa companhia.

Sem comentários:

Enviar um comentário