sexta-feira, 26 de abril de 2013

Comunicação e publicidade nos negócios



Foi ontem anunciado que a companhia aérea Etihad Airways, dos Emirados Árabes Unidos, adquiriu 24% da Jet Airways, a maior companhia privada de aviação indiana, num negócio avaliado em 379 milhões de dólares. A Jet Airways é uma companhia fundada em 1993 por Naresh Goyal, que desde então se tornou num dos homens mais ricos da Índia, tem sede em Bombaim, dispõe de 122 aviões ao serviço e tem 40 aviões encomendados, dos quais 38 à construtora americana Boeing. Internamente voa para 42 destinos e, internacionalmente, para 21. Com esta transacção a Etihad Airways quer ter uma presença no mercado interno indiano que se espera tenha uma taxa de crescimento de 10% nos próximos anos e assegurar, também, uma parte do tráfego internacional do segundo país mais populoso do mundo. Por outro lado, a estratégia da Etihad de adquirir participações e fazer alianças, pretende reforçar os seus factores de competitividade perante os seus rivais – Qatar Airways e Emirates. Da parte da Jet Airways esta operação representa a entrada de capital e de know-how no domínio do negócio do transporte aéreo. 
O que é curioso neste negócio e que não é habitual na Europa, é a sua publicitação na imprensa indiana através de anúncios a ocupar toda a primeira página dos principais jornais, como por exemplo na edição de hoje do The Times of India, a mostrar que a parte financeira não é tudo, mas que a comunicação e a publicidade também são uma componente importante nos negócios, porque transmitem informação ao público e revelam alguma transparência.



Sem comentários:

Enviar um comentário