terça-feira, 2 de abril de 2013

Uma estimulante vitória em Montreux

Desde 1921 que se disputa na cidade suíça de Montreux um dos mais antigos e mais importantes torneios de hóquei em patins do mundo. Ao longo de quase uma centena de anos o torneio tem tido diferentes formatos e várias designações, podendo ser disputado por clubes e selecções nacionais de hóquei em patins. A partir de 1949 passou a disputar-se de dois em dois anos e retomou a designação que já tivera antes: Taça das Nações.
A sua 65ª edição disputou-se entre os passados dias 27 e 31 de Março e a vencedora foi a selecção nacional portuguesa, depois de bater a selecção espanhola na final. Já não era sem tempo que a equipa portuguesa levava de vencida a equipa espanhola porque, nos últimos anos, tem sido demasiadas vezes derrotada pela sua rival espanhola. O palmarés do hóquei em patins português ainda supera o palmarés espanhol, mas nos últimos anos a Espanha tem-se superiorizado francamente à selecção portuguesa: no Campeonato do Mundo a equipa portuguesa não ganha desde 2003 e a Espanha ganhou os últimos quatro títulos, enquanto no Campeonato da Europa a selecção portuguesa não ganha desde 1998 e a Espanha ganhou os últimos sete títulos. Significa que, nos últimos anos, Portugal perdeu onze títulos para a selecção espanhola.
Por isso, a vitória na Taça das Nações deve ser realçada até porque, lamentavelmente, a chamada imprensa desportiva portuguesa não lhe deu destaque nenhum. Em vésperas do Campeonato do Mundo 2013 que se disputa em Angola, esta vitória é estimulante para a auto-estima desportiva dos portugueses.
                                                   

Sem comentários:

Enviar um comentário