quinta-feira, 16 de maio de 2013

A recessão já chegou a França



O numeroso grupo de países europeus que está a passar por grandes dificuldades foi agora aumentado com a França, que era um dos motores da economia europeia. A França entrou tecnicamente em recessão, ou seja, o seu produto interno bruto caiu pelo segundo trimestre consecutivo e tornou-se o 11º país da zona euro a entrar em recessão, com todos os indicadores económicos a entrar no vermelho: consumo (-0,4), poder de compra (-0,9), crescimento (-0,2), produção (-2,2), investimento (-1,2) e exportações (-0,5), enquanto o desemprego se aproxima dos 11,0%. O centenário jornal francês L’Humanité dá o alarme e avisa: austerité = récession.
A zona euro está a viver a mais longa recessão da sua história, tem mais de 19 milhões de desempregados e os dados preliminares agora revelados pelo Eurostat são piores do que se previa. No caso português, a economia contraiu 3,9% em termos anuais, que é superior ao que era previsto e que é uma quebra só superada pelas da Grécia e do Chipre.
As opiniões convergem num ponto: a situação europeia é o resultado das políticas de austeridade e não são de esperar melhorias significativas nos próximos meses, devido à escassez da procura interna, ao desemprego, à diminuição das exportações e, de uma forma geral, às medidas de austeridade. O relançamento do crescimento económico e a luta contra o desemprego tornaram-se agora mais evidentes e mais urgentes para a zona euro e, naturalmente, para Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário