sexta-feira, 10 de maio de 2013

El Pueblo de Ceuta



De vez em quando os jornais de Ceuta ilustram as suas primeiras páginas com fotografias em que se destaca o escudo português, que é o brasão ou símbolo heráldico daquela cidade. Já reproduzimos aqui algumas vezes essas páginas a título de curiosidade, designadamente a edição do jornal Faro de Ceuta do dia 2 de Dezembro de 2012, enquanto agora apresentamos a edição de hoje do jornal El Pueblo de Ceuta.
Ceuta é uma cidade autónoma de Espanha com cerca de 18 Km2 de superfície e cerca de 80 mil habitantes, situada na margem africana do estreito de Gibraltar em frente das cidades de Algeciras e Gibraltar, mas também é um enclave espanhol em território marroquino, o que significa que existe um potencial de conflito entre os dois países.
A bandeira e o escudo de Ceuta têm a sua origem no tempo em que, em Agosto de 1415, a cidade foi conquistada pelos portugueses que governaram a cidade até 1640. Depois da restauração da independência, a cidade recusou aclamar o Rei D. João IV e decidiu integrar-se na Coroa Espanhola, mas manteve os mesmos símbolos: o desenho da bandeira é exactamente igual ao da bandeira da cidade de Lisboa e o brasão da cidade corresponde exactamente às armas portuguesas, como se usavam naquela época. É uma curiosidade, pois a expansão marítima portuguesa começou exactamente em Ceuta.

Sem comentários:

Enviar um comentário