segunda-feira, 20 de maio de 2013

Um livro sobre a nossa história recente

O 25 de Abril aconteceu há 39 anos, mas ainda há muitos episódios por contar, relativamente ao regime do Estado Novo que naquele dia foi derrubado e que, por vezes, parecem ser esquecidos e, em alguns casos, até branqueados. Um desses episódios mais marcantes foi a perseguição que a PIDE fez aos oposicionistas ao regime, aos movimentos estudantis e sindicais e, em especial, àqueles que tinham optado por acções violentas. Embora a transição de Salazar para Marcelo Caetano tivesse trazido alguns ventos de liberalização ao regime, foi sol de pouca dura e, nos anos de 1973 e 1974, várias centenas de pessoas foram presas, incluindo militantes comunistas e de movimentos de extrema-esquerda, católicos progressistas e operacionais da luta armada. As prisões de Peniche e de Caxias tornaram-se pontos simbólicos da repressão do regime e foi nessas prisões que estiveram os últimos presos do Estado Novo, que o 25 de Abril libertou.
A jornalista Joana Pereira Bastos decidiu recolher o testemunho de alguns desses presos políticos que então se encontravam no Forte de Caxias, a fim de preservar essa memória histórica de um tempo que foi doloroso para muitas pessoas e o resultado foi um livro: Os Últimos Presos do Estado Novo - tortura e desespero em vésperas do 25 de Abril".
É um trabalho de grande interesse documental que resulta de mais de uma dezena de depoimentos de antigos presos políticos - alguns deles bem conhecidos - que está muito bem contextualizado e que é de fácil leitura pois a escrita é muito fluente. É um livro a não perder por quem queira conhecer algumas das raízes do 25 de Abril ou por quem queira conservar viva a memória dos tempos da ditadura. 

Sem comentários:

Enviar um comentário