quinta-feira, 6 de junho de 2013

Humor inteligente, oportuno e divertido


Esta manhã em Lisboa, quando a partir do Saldanha eu descia a avenida em direcção às Picoas, fui surpreendido ao verificar que a Avenida Fontes Pereira de Melo tinha sido “rebaptizada” e que passara a ser a Avenida Álvaro Santos Pereira, “grande obreiro da reindustrialização de Portugal”. A “nova placa sinalética” impressa sobre papel foi colocada em vários locais de boa visibilidade e, naturalmente, percebi que se tratava de uma iniciativa satírica dedicada ao ministro que pediu para ser apenas Álvaro. 
Depois, mais abaixo, verifiquei que a Avenida da Liberdade passou a ser Avenida Miguel Relvas, "herói da liberdade de expressão” e vim a saber depois que, durante a noite, um grupo de cidadãos anónimos “tinha alterado” a toponímia de algumas avenidas, ruas e praças da cidade, para celebrar o segundo aniversário do governo, conforme uma mensagem que esse mesmo grupo fez chegar ao semanário “Expresso”.
Soube, também, que para além daqueles dois gurus do governo, houve outros governantes que foram escolhidos pelo humor daquele grupo de cidadãos anónimos: a Praça dos Restauradores e o Rossio tornaram-se a Praça Pedro Passos Coelho, o "restaurador da independência financeira de Portugal" e a Rua Augusta foi baptizada como Rua Vítor Gaspar, o "grande inspirador do Portugal Novo". Os autores da iniciativa não resistiram e também elegeram os "enviados especiais" do Goldman Sachs, respectivamente António Borges, o "grande ideólogo da competitividade de Portugal" e Carlos Moedas, o “zeloso guardião do ajustamento de Portugal”.
Eu aplaudo esta inteligente, oportuna e divertida sátira a mostrar que, mesmo na eminência de um naufrágio, ainda há espaço para o humor.

Sem comentários:

Enviar um comentário