quarta-feira, 5 de junho de 2013

Neymar e o orgulho brasileiro

Chama-se Neymar da Silva Santos Júnior e é um futebolista brasileiro que acaba de ser transferido do Santos FC para o FC Barcelona. Chegou na passada segunda-feira a Barcelona e houve 56.500 pessoas que se deslocaram ao Camp Nou para o ver e para o aplaudir em delírio. Por umas horas, o argentino que ganhou as últimas quatro edições da Bola de Ouro da FIFA, o prémio que distingue o melhor jogador do mundo, foi esquecido.
Neymar, tal como Messi, Ronaldo, Iniesta e tantos outros, é um futebolista talentoso mas é, sobretudo, um produto de marketing. Por isso, foram criadas expectativas muito elevadas quanto ao seu desempenho futebolístico ao lado de Messi, não só em Barcelona, mas também no Brasil.
O Brasil tem liderado o futebol mundial e conquistou 5 títulos em 19 campeonatos mundiais já disputados. Nenhum outro país do mundo tem este palmarés e os nomes de Péle, Garrincha, Zico, Tostão, Ronaldo, Rivelino e Romário, são um quase património nacional. Em 2002 o Brasil ainda ganhou o Mundial, mas desde então perdeu protagonismo e, actualmente, o ranking da FIFA coloca-o numa quase humilhante 19ª posição.
Neymar vem ressuscitar o orgulho brasileiro nos seus futebolistas, em vésperas do Mundial 2014 que já mexe. O Correio Braziliense, tal como a generalidade dos jornais brasileiros, esqueceu por um dia os temas políticios e económicos e concentrou-se em Neymar, tendo-lhe dedicado uma primeira página muito criativa que também destaca os seus compatriotas que o antecederam em Barcelona: Romário, Rivaldo, Ronaldo e Ronaldinho.

Sem comentários:

Enviar um comentário