terça-feira, 11 de junho de 2013

O Festival dos Mastros de São Teotónio

A tradição alentejana de ornamentar o espaço público com flores de papel é um acontecimento notável da arte popular portuguesa e um acto de culto pelas tradições culturais, que está habitualmente associado às vilas de Campo Maior e do Redondo, mas que também tem raízes noutras localidades. Uma delas é a vila de São Teotónio, no concelho de Odemira, localizada bem próximo da Zambujeira do Mar, onde de dois em dois anos se realiza o Festival dos Mastros.
 Desde o passado dia 8 e até ao fim do mês de Junho decorre a 16ª edição do Festival dos Mastros, durante o qual as ruas e os mastros da vila estarão enfeitados com milhares de flores de papel preparadas pela população ao longo de muitos meses.
As ruas floridas são sempre um acontecimento de grande beleza estética, mas também mostram a enorme capacidade popular de cooperar, de perseguir objectivos e de concretizar ideias. As pessoas fazem e não ficam à espera que lhes venham fazer. Por isso, ver ou rever as ruas floridas do Alentejo é sempre uma agradável itinerância e, neste caso, uma boa oportunidade para visitar São Teotónio o que, naturalmente, é muito recomendável.

Sem comentários:

Enviar um comentário