sábado, 8 de junho de 2013

O tempo dos jacarandás em Lisboa


O tempo dos jacarandás chegou a Lisboa!
É o tempo em que essas exóticas árvores de origem sul-americana florescem, embelezam as suas copas e libertam as suas flores lilazes sobre as ruas, as praças e os jardins de Lisboa. É um espectáculo de grande beleza que dura apenas duas ou três semanas, entre os últimos dias de Maio e os meados de Junho, durante o qual a cidade adquire uma beleza singular com as copas das árvores coloridas de lilaz e com a formação de tapetes floridos da mesma cor que se espalham pelo chão. 
Os jacarandás são uma espécie originária da América do Sul (jacaranda mimosifolia) e foram introduzidos com sucesso em Portugal no início do século XIX. Segundo foi noticiado há algum tempo, haverá mais de duas mil árvores na cidade e já são poucas as áreas da malha urbana de Lisboa, onde não existam. 
Não é fácil estabelecer um roteiro dos locais da cidade que nos podem oferecer o cenário mais sugestivo para apreciar e mais atractivo para fotografar os jacarandás, embora a avenida D. Carlos I, a avenida da Torre de Belém, a rua Castilho, o Campo Pequeno, o Parque Eduardo VII e o Largo do Carmo, sejam habitualmente considerados como os melhores locais para desfrutar esse espectáculo cromático. É realmente um dos melhores espectáculos que Lisboa tem para oferecer aos seus residentes e visitantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário