domingo, 16 de junho de 2013

Rui Costa: uma vitória ciclista na Suiça

Exceptuando o futebol e o hóquei em patins, os êxitos desportivos dos atletas portugueses nas competições internacionais não são habituais e, por isso, a vitória que o ciclista Rui Costa hoje obteve na 77ª edição da Volta à Suiça merece justo destaque.
Natural da Póvoa de Varzim e com 26 anos de idade, o ciclista repetiu a vitória que já obtivera em 2012, tendo triunfado em duas das nove etapas da prova: a etapa-rainha de 206 quilómetros entre Meilen e La Punt e o contra-relógio final de 26,8 quilómetros disputado entre Bad Ragaz e Fulmserberg.
A imprensa suiça já noticiara que o “ciclista português deu espectáculo na montanha” e hoje destaca o brilhantismo e a autoridade com que Rui Costa triunfou na prova. Foi a 15ª vitória profissional do ciclista português, que foi muito aplaudido pela comunidade portuguesa que viajou até Fulmserberg para o apoiar no seu contra-relógio e que, naturalmente, vibrou com a vitória do nosso compatriota.
Entusiasta do desporto, aqui deixo os parabéns ao ciclista e os meus votos para que, brevemente, também possa dar semelhantes alegrias desportivas aos portugueses que vivem em França. Porém, também aqui fica um lamento pela marginalização a que são votados estes atletas, mesmo na imprensa e na televisão desportivas, absolutamente vergadas ao futebol, às transferências e aos contratos de treinadores e jogadores, por vezes de categoria irrelevante.

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário