sexta-feira, 21 de junho de 2013

Um rei dos mares que visita Lisboa

O porta-aviões americano USS Dwight D. Eisenhower chegou ontem ao porto de Lisboa para uma visita de três dias, tendo ficado fundeado próximo da Trafaria, provavelmente devido às restrições de navegação a que está sujeito em Lisboa por ter propulsão nuclear. Embora o porto de Lisboa receba frequentemente a visita dos grandes navios de cruzeiro, não é habitual receber os grandes porta-aviões cuja imponência não deixa indiferentes os lisboetas, ao mesmo tempo que os tripulantes do navio têm o privilégio de admirar um cenário espectacular que é a entrada no porto de Lisboa, a serra de Sintra e o casario da cidade.
O USS Dwight D. Eisenhower é um dos mais poderosos navios de guerra do mundo com 4800 pessoas embarcadas, das quais cerca de 30% são mulheres. É uma verdadeira cidade flutuante e transporta 120 pilotos e 62 aéreos, designadamente caças F18 e helicópteros Hawkeye, Seahawk e Browler.
A visita de um navio desta dimensão e com uma tão numerosa tripulação é um acontecimento mediático e tem um significativo impacto em algumas actividades económicas da cidade em vésperas do regresso do navio aos Estados Unidos. Conforme revela hoje o Diário de Notícias, entre os tripulantes do porta-aviões encontra-se Roy Logan, um luso-descendente de 27 anos de idade que vem a Portugal pela primeira vez e que era esperado no cais pelo avô Domingos da Costa Duarte, residente em Aveiro.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário