domingo, 23 de junho de 2013

University of Coimbra – Alta and Sofia


Foi com esta designação - University of Coimbra – Alta and Sofia – que a 37ª sessão do Comité do Património Mundial da UNESCO reunida em Phom Penh, no Cambodja, declarou a inscrição de mais um bem cultural português na Lista do Património Mundial da UNESCO.
A Universidade de Coimbra foi criada em 1290 e a sua candidatura a património da Humanidade nasceu há cerca de 15 anos, tendo evoluído com o tempo: do Paço das Escolas passou a incluir toda a Alta universitária e a Rua da Sofia, num conjunto de mais de 30 edifícios e acrescentou a vertente do património imaterial, com a produção cultural e científica, as tradições académicas e, ainda, o papel desempenhado ao serviço da língua portuguesa. Significa que, para além dos critérios no qual a candidatura vinha fundamentada e que diziam respeito ao valor patrimonial do conjunto de edifícios que integram a área da candidatura, foi acrescentado um terceiro critério que reconhece a Universidade de Coimbra como símbolo de uma “cultura que teve impacto na Humanidade”. Por isso, o que foi distinguido não foi apenas um conjunto de edifícios antigos, mas também um dos mais importantes símbolos da cultura e da língua portuguesa. Estão de parabéns os meus familiares e os meus amigos que frequentaram aquela universidade, em especial o meu irmão MC e o meu amigo ANF.
Segundo os relatos divulgados pela imprensa, a inscrição imediata da Universidade de Coimbra foi apoiada pelos 21 delegados de todo o mundo, por vezes com intervenções muito elogiosas para a importância que ela teve na divulgação da ciência e da língua portuguesa no mundo. O representante indiano referiu a importância da língua portuguesa como veículo de cultura e a sua influência expressiva na Índia, enquanto o delegado tailandês agradeceu a Portugal por ter levado a malagueta para a Tailândia.
A partir de agora, Portugal conta com 15 bens inscritos na World Heritage List da UNESCO.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário