quinta-feira, 27 de junho de 2013

Uns são filhos e outros são enteados

A tenista portuguesa Michelle Brito derrotou a campeoníssima russa Maria Sharapova na primeira ronda do quadro principal do Torneio de Wimbledon. Antes desse encontro, era impensável este desfecho: a tenista portuguesa figurava no 131.º lugar do ranking mundial e iria ter uma luta desigual com a tenista que ocupa o 3º lugar do ranking mundial e que é uma das raras tenistas que já ganharam os quatro torneios do Grand Slam. Por isso, foi realmente um êxito desportivo invulgar e prestigiante, pelo que Michele Brito fez história no ténis português. Michele nasceu em Lisboa e tem 20 anos de idade, mas desde os nove anos que vive nos Estados Unidos com a família, exactamente para frequentar a Nick Bollettieri Tennis Academy, na Florida. 

Uns dias antes, o remador Pedro Fraga, natural e residente em Paranhos, conquistou a prova de skiff da Taça do Mundo de remo disputada em Elton Dorney, também na Inglaterra. Foi o primeiro título mundial para o remo português. Fraga é um atleta amador, mas já tem um palmarés desportivo notável. Antes remou em double scull em parceria com Nuno Mendes e obtivera um 5º lugar nos Jogos Olímpicos de 2012, uma medalha de prata nos Europeus de 2012 e 2010 e uma medalha de bronze em 2011. Este ano passou para o skiff e já ganhara a medalha de prata nos Europeus de Sevilha. 

Os jornais portugueses, generalistas ou desportivos, destacaram e quase todos "puxaram" a fotografia da tenista para a sua primeira página e até A Bola, por uma vez se esqueceu do futebol. Porém, nenhum deles se interessou pelo nosso campeão mundial de remo. Para os nossos jornalistas, há desportistas que são filhos e outros que são enteados ou, então, dão as notícias em função dos seus interesses pessoais. Como é diferente viver na Florida ou viver em Paranhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário