sábado, 20 de julho de 2013

Rui Costa, o herói dos Alpes

Inesperadamente e três dias depois de ter triunfado em Gap na 16ª etapa da 100ª edição da Volta à França, o ciclista português Rui Costa fez história e voltou a vencer, desta vez na 19ª etapa que terminou em Le Grand-Bornand. Foi uma longa etapa de mais de duzentos quilómetros no terreno montanhoso dos Alpes, com várias contagens de montanha de categoria extra e de primeira categoria e que, na sua fase final, decorreu debaixo de condições climatéricas adversas, que tornaram muito perigosas as descidas, feitas com má visibilidade e com o piso molhado.
Com este triunfo, Rui Costa tornou-se no segundo ciclista português a ganhar duas etapas na mesma edição da Volta à França, depois de Joaquim Agostinho o ter feito em 1969, isto é, há 44 anos. A forma confiante e segura como desenvolveu a sua corrida, que pudemos acompanhar em directo pela televisão, mostram que Rui Costa é um grande atleta e que, definitivamente, já é um dos melhores ciclistas do mundo.
Desta vez, porém, a imprensa desportiva portuguesa reagiu de maneira diferente daquilo que acontecera com a anterior vitória de Rui Costa e o diário A Bola destaca o seu feito em manchete e classifica o ciclista como “o herói dos Alpes”. É este reconhecimento e este estímulo que são necessários para que os nossos atletas se internacionalizem.

Sem comentários:

Enviar um comentário