terça-feira, 13 de agosto de 2013

Gibraltar está ventoso e com neblinas

O caso já dura há vários dias e está nas primeiras páginas de vários jornais espanhóis e ingleses, que hoje destacam a fotografia do HMS Illustrious (um porta-helicópteros que está ao serviço da Royal Navy desde 1982 e que no seu currículo operacional tem a participação na guerra das Falklands/Malvinas), a sair da sua base de Portsmouth com rumo a Gibraltar. Essas fotografias mostram algumas pessoas a assistir à largada do navio e agitar bandeiras, como se o mesmo fosse para a guerra. O jornal Público, também escolheu a fotografia do HMS Illustrious para noticiar as ameaças, as provocações e a presença de navios de guerra nas águas de Gibraltar.
A Grã-Bretanha ameaça a Espanha com medidas legais “sem precedentes”, enquanto o governo espanhol não recua na sua intenção de reforçar os controlos de fronteira e de aplicar uma taxa de 50 euros aos veículos que atravessem a fronteira. Há informações de que a Espanha admite levar o assunto às Nações Unidas e outras em que se expressa o desejo de unir a causa argentina pelas Malvinas à reivindicação espanhola por Gibraltar. Aparentemente nenhum dos dois países está disposto a ceder num assunto muito complexo que já tem três séculos e que sempre tem servido para reactivar os velhos sentimentos destes dois países que são membros da União Europeia.
Tudo isto era dispensável se não fosse o seu orgulho nacionalista, bem como a obcessão por agradar às opiniões públicas nacionais e, assim, assegurar localmente os votos e a manutenção do poder.  

1 comentário:

  1. E que tal lembrarmos à Espanha de que não se esqueça de incluir também o processo de Olivença?

    ResponderEliminar