terça-feira, 6 de agosto de 2013

As práticas feudais foram ressuscitadas

A ser verdade aquilo que diz a última edição do jornal luso-canadiano Correio da Manhã – o jornal português de maior circulação no Canadá, que se publica às terças-feiras em Toronto e tem uma tiragem de 25 mil exemplares - é absolutamente ridículo que quatro políticos ocupem 100 polícias no Algarve. Meia dúzia deles ainda se poderia aceitar, mas um cento... só por exibicionismo ou má consciência. Assim, com este tipo de despesismo, não há país que aguente e nunca haverá impostos suficientes para custear esta aparatosa ou discreta comitiva que acompanha e serve Suas Excelências, como se uma estadia nas praias algarvias fosse um assunto de Estado. Provavelmente, nem Ceausescu, nem Mobutu, nem Kadaffi foram tão longe.
Por vezes, Suas Excelências deixam-se fotografar com ar descontraído e em atitude de passeio, chegando a parecer-se com pessoas como nós, mas com este tipo de comitiva ficamos a saber que é tudo uma encenação. Afinal, mesmo na praia, esta gente não está de consciência tranquila e provavelmente tem medo do povo, pois só assim se compreende a mobilização de tantos polícias e, provavelmente, de outros tantos súbditos a servir de motoristas, assessores, talvez cozinheiros e eu sei lá que mais. Até parece que regressamos à Idade Média, uma vez que Suas Excelências escolhem comportar-se como verdadeiros senhores feudais. Queixamo-nos que não temos policiamento suficiente e que andar pelas nossas ruas é um exercício de risco. Pudera, a polícia que pagamos com os nossos impostos está ocupada com Suas Excelências. 

2 comentários:

  1. Pois é, governantes como medo dos governados! Isto diz tudo.

    ResponderEliminar
  2. Tens carradas de razão, meu caro. Mas já lá diziam os latinos: In praetoriis leones, in castri lepores, ou seja: no palácio, leões, no acampamento, lebres...

    ResponderEliminar