quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Festas de Agosto, com touros e colhidas

O mês de Agosto é o grande mês da tauromaquia ou festa brava em quase toda a Espanha e até em muitas regiões de Portugal, sucedendo-se as corridas de touros, que uns entendem ser uma tradição cultural e até um património imaterial, enquanto outros consideram ser uma crueldade e um atentado violento contra os direitos dos animais. Qualquer destes pontos de vista suscita controvérsias e paixões, mas no meio dessa dicotomia opinativa está uma actividade empresarial ou um negócio que envolve muita gente, desde os criadores de gado até à organização e promoção dos espectáculos, passando por muitos protagonistas, com destaque para os cavaleiros e os toureiros. Portanto, goste-se ou não delas, as touradas são um grande espectáculo popular que move multidões e, em especial, os aficionados que saltam de corrida em corrida para satisfazer as suas emoções.
Estes comentários estão relacionados com a grande festa de Bilbau – a Aste Nagusia 2013 - e com a tourada ontem realizada na Praça da Vista Alegre de Bilbau, na qual actuou Saúl Jiménez Fortes, um toureiro de Málaga de 23 anos de idade, que foi colhido com gravidade pelo seu primeiro e único touro, tendo sido imediatamente operado na enfermaria da praça de touros.
O diário El Correo de Bilbau destaca esta colhida com uma impressionante foto, acompanhada pela legenda "espeluznante cogida de Jiménez Fortes", mas não informa sobre o estado do toureiro, nem sobre se está ou não livre de perigo mas, surpreendentemente, não deixa de salientar que “foi uma corrida tremendamente interessante”. São as contradições da festa brava.

Sem comentários:

Enviar um comentário