domingo, 4 de agosto de 2013

Gibraltar como manobra de diversão

Os principais jornais diários espanhóis de tendência conservadora, respectivamente o La Razón e o ABC, mas também o social-democrata El País, destacaram o rochedo de Gibraltar nas suas edições de hoje: “El Gobierno despliega un plano de mano dura contra Gibraltar”, “se acabó el recreo en Gibraltar” ou “La Armada volverá al Peñon”.
Gibraltar é uma colónia ou território ultramarino britânico situado no extremo sul da península Ibérica que foi ocupado militarmente em 1704, mas que a Espanha cedeu definitivamente à Grã-Bretanha em 1713 pelo Tratado de Utrech.
Os tempos correram e a Espanha tem reivindicado o “peñon” mas, nos referendos realizados em 1967 e em 2002, os 30 mil gibraltinos escolheram maciçamente permanecer sob a soberania britânica. O problema é muito complexo e a reivindicação espanhola sobre Gibraltar não pode ignorar as reivindicações marroquinas sobre Ceuta e Melilla ou os direitos portugueses sobre Olivença.
Porém, de vez em quando, certamente para distrair a opinião pública espanhola, é agitada a bandeira do nacionalismo e acentua-se a reivindicação por Gibraltar. Agora, numa altura em que o partido do governo e o seu líder Mariano Rajoy estão a ser acusados de corrupção, o pretexto para lembrar Gibraltar foram as descargas de entulho feitas em águas espanholas e os privilégios de 7 mil gibraltinos que vivem em Espanha e que pagam impostos muito moderados em Gibraltar. O governo espanhol que suporta tantas dificuldades, decidiu disfarçá-las e até encara a possibilidade de recorrer à Marinha espanhola para “cercar Gibraltar” como resposta às “provocações britânicas”. Só pode ser uma manobra de diversão, a mostrar como vão as coisas pela União Europeia.

Sem comentários:

Enviar um comentário