segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Um filme popular, divertido e comovente

Depois do êxito que teve em França, onde em seis semanas registou mais de um milhão de espectadores, o filme A Gaiola Dourada ou La cage dorée (na sua versão original), foi estreado em Portugal. Realizado por Ruben Alves, um jovem realizador luso-descendente, o filme conta com leveza, alegria e humor, a história de um casal de emigrantes portugueses em França. A mulher é porteira e o marido é trabalhador da construção civil, sendo esses protagonistas interpretados por Rita Blanco e Joaquim de Almeida. São a Família Ribeiro.
Ora, nós temos vivido por aqui um tempo de incerteza e de grande preocupação, com os cortes nos salários e nas pensões, com o desemprego e o aumento da pobreza, com o aumento enorme de impostos e com o descrédito, a mentira e a falta de pudor de quem nos governa. Ora nós temos aguentado tudo isto, desde há dois anos, suportando gente que nos prometeu facilidades e que tanto criticou os outros, mas que tem revelado incompetência e amadorismo e não vemos maneira de sair disto. Há mais insegurança nas ruas, há menos confiança no amanhã, há cada vez maior risco de ruptura social, há uma crescente degradação do espaço público, há uma contínua ameaça governamental ao Estado social e ao nosso modelo de vida, sem qualquer consideração por quem trabalhou. Andamos preocupados e tristes. Sem esperança e sem vontade de rir.
Então, se há um filme que nos diverte, que nos faz rir e até nos comove, não hesitemos em vê-lo, até porque todos temos dentro de nós um pouco (ou muito) da Família Ribeiro. É bem divertido!
 

Sem comentários:

Enviar um comentário