sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Um velho veleiro que é um embaixador

As regatas anualmente promovidas pela Sail Training Internacional – as Tall Ships Races – realizaram-se este ano no mar Báltico, com largada do porto dinamarquês de Aarhus, passagem por Helsínquia e Riga, sendo a etapa final concluída no porto polaco de Szczecin.
Os navios participantes e as suas tripulações constituídas maioritariamente por cadetes, tiveram oportunidade durante o mês de Julho e parte de Agosto, de participar num evento de grande impacto formativo e de acentuado estímulo à fruição do mar e das actividades que ele suscita, mas também de ter visitado quatro países do norte da Europa que fazem parte da União Europeia. Na lista de veleiros participantes não aparecem os navios dos países do sul da Europa, alguns deles dos mais belos que sulcam os mares, provavelmente por razões orçamentais. No entanto, apesar dos seus mais de oitenta anos de existência, o navio-escola italiano Americo Vespucci tem navegado pelo norte da Europa numa acertada política de show the flag e, este fim se semana, estará em Antuérpia onde espera alguns milhares de visitantes.
A edição de hoje do diário Gazet van Antwerpen homenageou o Americo Vespucci com uma bela fotografia na sua primeira página, em que o veleiro e a cidade parecem interagir, a mostrar a importância que estas embaixadas móveis têm na criação, manutenção ou reforço da imagem externa de um país. Curiosamente, no mesmo dia entrava no porto de Lisboa o navio-escola brasileiro Cisne Branco que está a realizar a "Comissão Europa 2013", uma missão diplomática com a duração de 7 meses. Ainda no mesmo dia, o navio-escola Sagres encontrava-se atracado no Alfeite.

Sem comentários:

Enviar um comentário