quarta-feira, 4 de setembro de 2013

O escândalo do BPN ainda não acabou

No próximo dia 8 de Setembro, a leiloeira londrina RM Auctions vai leiloar uma colecção particular constituída por 74 modelos históricos da marca Mercedes-Benz que é considerada uma das mais raras e valiosas do mundo. O catálogo do leilão designa-o por "Ultimate Mercedes-Benz Collection" e apresenta cada um dos 74 carros, através da sua fotografia e das suas características técnicas. O que nos admira é que o proprietário desta milionária colecção se chame Ricardo Oliveira, seja português e tenha sido um importante elemento do BPN.
Segundo apareceu referido em alguns jornais, a colecção está avaliada em cerca de 50 a 60 milhões de euros e foi o seu proprietário que, pessoalmente, tratou do seu transporte a partir de Lisboa para Londres em seis camiões. Nesta importante colecção estão incluídos alguns modelos simbólicos da Mercedes como um 540K Cabriolet A de 1938 avaliado pela RM Auctions num valor entre 2,2 e 2,9 milhões de euros, um 540K Cabriolet B também de 1938 avaliado entre 1,2 e 1,5 milhões de euros e um carro que terá sido utilizado por Hitler durante a 2ª Guerra Mundial, que parece ser uma peça única cujo valor pode chegar aos cinco milhões de euros.
Acontece que o cidadão Ricardo Oliveira é um empresário do sector imobiliário que, segundo foi relatado pelos jornais, foi acusado em dois processos do BPN por burla qualificada, fraude fiscal e falsificação de documentos mas, apesar disso, as suas luxuosas viaturas não foram apreendidas durante as investigações em curso. É natural a suspeita de que esta valiosíssima colecção foi acumulada à custa dos muitos financiamentos do BPN que ainda estão por pagar. Como é possível esta história? Não há juiz nem tribunal que trave esta obscenidade?

Sem comentários:

Enviar um comentário