segunda-feira, 23 de setembro de 2013

A vitória da mulher dos casacos arco-íris

Angela Merkel, a líder da União Democrata-Cristã (CDU) ganhou ontem as eleições legislativas alemãs com 41,5% dos votos, o que mostra que a maioria absoluta esteve muito perto. É o melhor resultado que o seu partido conseguiu desde 1990 quando se verificou a reunificação alemã e Merkel irá cumprir um terceiro mandato, depois de também ter sido eleita em 2005 e 2009.
A notícia foi hoje destacada pela imprensa de quase todo o mundo, especialmente na Europa, sendo ilustrada com fotografias da vitoriosa chanceler. O diário dinamarquês Berlingske que se publica em Copenhague e que é um dos mais antigos jornais do mundo, também destacou a vitória de Angela Merkel mas ilustrou a notícia de forma original: são trinta fotografias da chanceler, sempre com o mesmo tipo de casaco, mas cuja cor vai do vermelho ao azul, passando pelo amarelo e pelo verde. A sucessão de fotos é um verdadeiro arco-íris.
Politicamente ainda é cedo para saber que coligações vai Merkel fazer para governar e que alterações fará ou não fará às suas políticas, sobretudo em relação à Europa do sul e aos seus problemas financeiros. No entanto, em relação à sua vitória, o Wall Street Journal é hoje citado por incluir uma notícia com o título “Portugal pode estar a cozinhar uma tempestade”, em que é salientado que no topo da lista de problemas urgentes de Angela Merkel está o que fazer em relação a Portugal. Ora, não é isso que dizem o irrevogável portas, nem o optimista maduro.
Assim, por aqui tudo ficará na mesma, isto é, a continuidade de Merkel vai significar a continuidade da austeridade, a mesma ganância dos credores, igual sobranceria da troika e a mesma subserviência dos nossos dirigentes. Antes não fosse...
 

Sem comentários:

Enviar um comentário