quarta-feira, 30 de outubro de 2013

A identidade portuguesa em Ceuta

Um dos jornais que se publica diariamente em Ceuta, a cidade autónoma de Espanha situada no norte de África, é o El Pueblo de Ceuta. Trata-se de um jornal com conteúdos de incidência local e com uma tiragem muito limitada pois serve uma cidade com cerca de 80 mil habitantes.
Na primeira página da sua edição de hoje, o jornal inclui várias notícias de carácter local e ilustra-as com uma fotografia em que se destaca o brasão de armas da cidade, que é o escudo português.
Esse brasão de armas é uma herança do tempo em que a cidade pertenceu aos domínios do rei de Portugal. A cidade de Ceuta foi conquistada em 1415 por D. João I e até 1640 foi governada pelos portugueses, mas quando ocorreu o movimento da Restauração que restituiu a plena soberania a Portugal e terminou com a União Ibérica, a população não aclamou o Duque de Bragança como rei de Portugal e decidiu ficar sob o domínio espanhol. A situação veio a ser reconhecida pelo Tratado de Lisboa de 1668, mas a cidade decidiu manter a sua bandeira formada por gomos brancos e pretos, semelhante à da cidade de Lisboa e o escudo português. Assim, o brasão de armas de Ceuta é o escudo português, o que constitui uma curiosidade histórica.

Sem comentários:

Enviar um comentário