segunda-feira, 28 de outubro de 2013

A língua portuguesa tem afirmação global

O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua anunciou que a língua portuguesa é falada por 244 milhões de pessoas em todo o mundo, significando que é a sexta língua mais falada no mundo. Além disso, é a quinta língua mais usada na Internet (82,5 milhões de cibernautas) e a terceira mais utilizada nas redes sociais Facebook e Twitter (58,5 milhões de utilizadores).
No entanto, este posicionamento da língua portuguesa não é um valor absoluto, isto é, as diversas línguas são posicionadas em função dos diferentes critérios utilizados pelas organizações que se dedicam a essa análise, havendo até as que consideram o português como a quarta língua mais falada no mundo, depois do mandarim, do espanhol e do inglês. Entre as línguas europeias, o português surge como a terceira língua mais falada e um estudo da Bloomberg considera-o a sexta língua do mundo mais utilizada nos negócios. Porém, a expressão do português enquanto língua global também é evidenciada pelo facto de ser a língua mais falada no hemisfério sul, com 217 milhões de falantes em Angola, Brasil, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
O português é falado nos cinco continentes e é a língua oficial de oito países – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste – sendo também uma das línguas oficiais do território de Macau, na República Popular da China.

Sem comentários:

Enviar um comentário