sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Espanha: cultura para vencer a depressão

A edição sevilhana do jornal ABC destaca hoje na sua primeira página a representação da ópera Aida, de Giuseppe Verdi, informando que será apresentada nos dias 25, 28 e 31 de Outubro e 3, 6 e 9 de Novembro no Teatro de la Maestranza de Sevilha. A famosa ópera é uma das mais representadas e mais espectaculares de entre todas as que se conhecem, tendo sido estreada no Cairo em 1871 mas, ao contrário do que por vezes se pensa, não foi encomendada para a inauguração do canal do Suez, que aconteceu em 1869.
Não é vulgar que os temas culturais ocupem as primeiras páginas dos jornais e, por isso, a escolha da edição sevilhana do jornal ABC merece ser destacada, sobretudo porque é uma forma de atenuar a profunda depressão que atravessa a Andaluzia e as suas cidades. De resto, a mesma edição, salienta que “o desemprego baixa em Espanha, mas sobe na Andaluzia”.
Na realidade, a Andaluzia tem uma taxa de desemprego da ordem dos 36% da população activa e algumas das suas cidades estão “na vanguarda do desastre”, como há tempos se lhes referiu a revista Time, enquanto no ano passado também a revista Visão apresentou uma reportagem sobre “a vida na capital do desemprego na Europa”. Perante este quadro de crise económica, de desemprego e de desagregação social, a apresentação da ópera Aida na abertura da temporada lírica em Sevilha, é um exemplo de como a cultura pode ajudar a superar a depressão, ou de como os andaluzes podem animar-se, ao assistirem à representação das paixões entre Radamés, um triunfante general egípcio, e Aida, uma escrava etíope que servia na corte dos faraós.

Sem comentários:

Enviar um comentário