sábado, 5 de outubro de 2013

Viva a República!

O dia de hoje não foi feriado nacional porque no ano passado, a pretexto da crise económica e de um novo Código do Trabalho, foram eliminados os feriados de 5 de Outubro (Implantação da República) e de 1 de Dezembro (Restauração da Independência), além de dois outros feriados religiosos.
Assim, a implantação da República foi discretamente comemorada no salão nobre dos Paços de Concelho, com a leitura de dois discursos e a presença de muitas entidades oficiais, além de muitos assessores e seguranças, mas sem a participação popular porque o povo estava a trabalhar. Um pequeno grupo de manifestantes fez-se ouvir com as suas vaias, assobios e gritos de demissão.
De tudo isto, aproveitou-se o discurso do recém-eleito Presidente da Câmara Municipal de Lisboa que, para além de ter prestado homenagem a Raúl Rego, disse: "Estamos numa crise e temos de a vencer. Estamos num impasse e temos de o ultrapassar. Mas não podemos vencer este impasse secundarizando a democracia e as suas regras. Pelo contrário, devemos usar a democracia como referência e argumento para, em sua defesa, nos unirmos e mobilizarmos".
Criticou o "vale tudo político" e o "vale tudo financeiro e económico", isto é, que as "regras fundamentais da democracia ou do Estado de Direito sejam ignoradas ou postergadas, em nome de objetivos imediatos ou sob pressão dos acontecimentos" e acrescentou que "a crise tem de ser combatida com as regras e os instrumentos da democracia" e "na convicção de que não há contradição entre democracia e desenvolvimento económico".
Ora aqui está um discurso apropriado, que honra a República. Terá sido ouvido por aqueles a quem se destinava?

Sem comentários:

Enviar um comentário