quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Constituição, Estado social e Democracia

Hoje realiza-se na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa a conferência promovida por Mário Soares intitulada "Em defesa da Constituição, do Estado social e da Democracia", na qual vão estar presentes muitas personalidades da nossa vida pública e muitos democratas anónimos.
É um acontecimento muito oportuno e necessário numa altura em que a alucinação tomou conta dos nossos governantes que nas instâncias internacionais se comportam com uma absoluta submissão e que, internamente, exibem cada vez mais uma desenfreada arrogância, fanatismo e desprezo pelas pessoas, pela lei, pelas instituições e pelas regras democráticas.  A situação social e económica que atravessamos começa a ser dramática – ao contrário do que nos vão fazendo crer – e é o resultado de cegueira política, absurdas políticas de austeridade, de muitas mentiras e de uma absoluta incompetência. A sua alucinada campanha para destruir o Estado social chegou a limites insuportáveis pelos cidadãos e, por isso, o protesto está na rua.
Porém, esta conferência também tem o objectivo de criticar e de alertar o Presidente da República que jurou cumprir e fazer cumprir a Constituição, pela passividade ou cumplicidade com que assiste à repetida violação das normas constitucionais pelo governo, às suas pressões sobre o Tribunal Constitucional, à indignidade do seu comportamento nas instâncias internacionais e aos resultados medíocres das suas políticas.
Mário Soares tem razão e com a sua coragem dá um exemplo ao país. É preciso despertar as consciências e reagir. É necessário que, através de uma intervenção cívica activa, os democratas façam ouvir a sua voz e que esse coro de protesto e de indignação chegue a Belém. Rapidamente!

Sem comentários:

Enviar um comentário