terça-feira, 5 de novembro de 2013

O farol da Barra: património e memória

A edição de hoje do jornal Correio que se publica na cidade de Salvador, a capital do Estado da Bahia, dedica a sua primeira página ao arranjo paisagístico que vai enquadrar o forte e o farol da Barra, que se localizam à entrada do porto de Salvador, na Bahia de Todos-os-Santos. Este farol foi o primeiro farol do Brasil e, também, de todo o continente americano.
Em finais do século XVII aquela baía era um dos mais frequentados portos do Brasil colonial e, quando em 1696 se iniciou a reedificação do forte de Santo António da Barra, que fica à entrada do porto, foi instalado no seu interior um farol constituído por um torreão quadrangular encimado por uma lanterna de bronze, envidraçada e alimentada a óleo de baleia. Essa instalação começou a funcionar em 1698, passando a ser chamada como Vigia da Barra ou farol da Barra. O farol da Barra é, portanto, o pioneiro dos faróis do continente americano, até porque o mais antigo farol dos Estados Unidos só foi construído em 1716 em Little Brewster Island, à entrada do porto de Boston.
O arranjo paisagístico que enquadra o farol é um bom serviço prestado à preservação do património histórico brasileiro, mas é também uma boa memória do passado português do Brasil.

Sem comentários:

Enviar um comentário