sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

A navegar à vela de Sydney para Hobart

Iniciou-se ontem a famosa regata anual Rolex Sydney to Hobart Yacht Race 2013, conhecida na Austrália como a Bluewater Classic, que faz a ligação entre o porto de Sydney na costa oriental da Austrália e o porto de Hobart na ilha da Tasmânia, numa extensão de cerca de 630 milhas (1170 Km). A regata disputa-se desde 1945 e tem a sua largada no Boxing Day, isto é, o dia a seguir ao Natal, atraindo velejadores e embarcações de todo o mundo. É considerada como uma das mais difíceis regatas do mundo, tendo-se tornado num ícone do desporto de verão australiano.
Desde meados dos anos 70 que o número de embarcações participantes tem quase sempre ultrapassado a centena e em 1994 registou-se a participação record de 371 embarcações. O record da regata foi estabelecido em 2012 pelo iate australiano Wild Oats XI que gastou 1 dia, 18 horas, 23 minutos e 12 segundos para ligar Sydney a Hobart e que, este ano, é o favorito.
A edição de hoje do jornal The Sydney Morning Herald destacou na sua primeira página uma fotografia da espectacular largada da regata, que constitui um exemplo de bom fotojornalismo e parece justificar a famosa ideia de que “uma imagem vale mais do que mil palavras”.

Sem comentários:

Enviar um comentário