terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Acudam aos jovens, antes que seja tarde

O Jornal de Notícias é um dos jornais que hoje destaca um estudo sobre emigração que acaba de ser divulgado e que revela que 57% dos jovens portugueses, entre os 15 e os 24 anos de idade, querem emigrar para conseguir um emprego e melhores condições de vida, ou já emigraram. O estudo foi encomendado pela seguradora Zurich e avaliou a situação em 12 países de diversos continentes, incluindo os vizinhos da Espanha, da Itália, da Irlanda e de Marrocos, concluindo que Portugal é país da Europa com maior desejo de emigração (57%), igualado pelos marroquinos e apenas superado pelos russos com 64%, embora estes tenham outras motivações. Relativamente às outras faixas etárias, o valor da vontade de emigrar dos portugueses também é muito elevado. Na faixa etária entre os 25 e os 34 anos, os que ponderam emigrar ou que já o fizeram representa 50% e, na faixa etária entre os 35 e os 44 anos, essa vontade ainda se aproxima dos 50%. Este fenómeno era evidente nas nossas famílias e no nosso círculo de amigos, traduzindo-se, por exemplo, no facto de em 2012 terem emigrado mais de 121 mil portugueses, o mais elevado número desde 1966.
A situação está a ter graves consequências económicas e demográficas, porque está a conduzir ou a acelerar o processo de empobrecimento e de envelhecimento da população portuguesa. A catástrofe social é uma ameaça efectiva e a emigração jovem tende a tornar-se no nosso “vesúvio a soterrar pompeia”.
Perante este desafio, muito complexo e a exigir urgentes medidas para o atenuar, assistimos à irresponsável indiferença dos nossos governantes, que sorriem sem vergonha apenas porque o produto cresceu 0,1%! Eles até podem reduzir a dívida, diminuir o défice, fazer “um milagre económico”, restaurar a nossa credibilidade externa, etc. & tal, mas com esta indiferença estão realmente a acabar com o país.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário