sábado, 21 de dezembro de 2013

Macau preserva a memória portuguesa

Foi no dia 20 de Dezembro de 1999 que, por acordo entre Portugal e a República Popular da China, o território de Macau voltou a estar sob soberania chinesa, depois de cerca de quatro séculos e meio de administração portuguesa.
Macau foi o primeiro entreposto europeu na China e foi, também, o último território europeu nas costas chinesas, pelo que a sua história não cabe num pequeno texto. Agora, decorridos 14 anos sobre a transferência de soberania, o território de Macau parece apostar no seu passado lusófono para se projectar internacionalmente em diferentes dimensões, promovendo diversas iniciativas. Os jornais macaenses evocaram aquela data e procuraram analisar as transformações por que passou o território, agora designado por Região Administrativa Especial de Macau da República Popular da China. O jornal hojemacau destaca o “Desfile por Macau, Cidade Latina”, que foi transmitido em directo pela televisão e celebrou os 14 anos da transferência de poderes de Portugal para a China, no qual centenas de figurantes desfilaram pelas ruas do centro histórico de Macau durante três horas, desde as ruínas de São Paulo até à praça do Tap Seac, um local amplo com calçada à portuguesa e edifícios históricos. Milhares de turistas e de residentes assistiram a este desfile que, também, serviu para manter viva a herança cultural portuguesa na cidade.
Macau tem servido cada vez mais de ponte entre a China e os países de língua portuguesa, mas também de elo de ligação com os países latinos, pelo que no desfile participaram  grupos locais e do exterior, principalmente de países de língua portuguesa como Portugal e Brasil, mas também de países latinos como a Colômbia, Peru, Argentina, Cuba ou Bolívia.

Sem comentários:

Enviar um comentário