quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Presentes de Natal

Hoje é dia de Natal e, dada tradição e a solenidade do dia, não se publicaram jornais na generalidade dos países onde predomina a religião cristã, embora os poucos títulos publicados não deixassem de assinalar o festivo dia com notícia de primeira página e adequada ilustração.
O Natal celebra-se um pouco por todo o mundo desde tempos muito antigos e a sua celebração foi-se renovando e adaptando ao longo do tempo, embora mantenha aspectos simbólicos que são comuns a todas as regiões – os presépios, as árvores de Natal, a ceia de Natal, as músicas de Natal e o cerimonial da troca de presentes, uma tradição que se julga estar inspirada na oferta de presentes feita a Jesus Cristo pelos Reis Magos que é relatada na Bíblia. Mais recentemente nasceu a figura do Pai Natal, uma figura lendária nascida na Lapónia e que vestida de vermelho, percorre o mundo na véspera de Natal num trenó puxado por renas para entregar presentes às crianças do mundo inteiro.
Inspirado na troca de presentes, a edição de hoje do Correio Braziliense é, cheia de originalidade, pois destaca “o presente de Natal que os eleitores do DF querem dos políticos”. A síntese das 14 respostas seleccionadas na primeira página é a seguinte:
Espero que parem de roubar. Gostaria que honrassem a palavra. Que tenham mais transparência. Que dêem mais atenção à saúde. Que tenham moral e eficiência. Peço mais consciência e honestidade. Tenham vergonha na cara. Menos corrupção e roubalheira. Mais investimento na saúde, transportes e educação. Ouçam mais o que a população pede. Prestem atenção à segurança pública. Roubem menos e façam mais. Quero o fim da impunidade e do voto secreto. Espero que dêem prioridade à educação.
Seria bem interessante que também se perguntasse aos eleitores portugueses que presente de Natal querem dos políticos. As respostas seriam muito diferentes das que foram dadas em Brasília?

Sem comentários:

Enviar um comentário